Quem Somos

Em abril de 2001, na cidade de Barreira, Ceará, sugiu a Obas – Organização Barreira Amigos Solidários (organização não governamental), a partir da necessidade de promover ações que fomentassem o direito à água.

A ideia de que no sertão só há miséria tem se modificado a partir da luta do povo do semiárido, que foi buscar alternativas de convivência com o clima, e a Obas sempre focou suas ações na mudança desse pensamento, trazendo um olhar mais apurado às vivências do povo do sertão. Quem vive na Caatinga sabe muito bem da fartura que há por essas bandas.

Com o tempo e a experiência, a Obas observou que era preciso fazer mais, passando a estudar, pesquisar e divulgar ações de combate à todas as formas de exclusão social e de negação de direitos, como o machismo, o racismo, a LGBTTfobia e a exploração de crianças e adolescentes. A partir dessa consciência crítica, desenvolvemos atividades que envolvem a juventude através de capacitações profissionais diferenciadas, onde são debatidas a formação cidadã enfocando os direitos humanos. Ao mesmo tempo, as famílias que participaram de programas e projetos, puderam se qualificar nos debates sobre agroecologia e participar de feiras solidárias.

Hoje, com senso crítico, acreditamos ser possível mudar nossas realidades a partir do debate e da construção de políticas públicas que garantam os direitos de cidadãs e cidadãos.