Ontem (7), a Obas iniciou os encontros comunitários do Projeto Cisternas nas Escolas, em Guaiúba, região metropolitana de Fortaleza. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaiúba através da Secretaria de Educação e da Comissão Municipal de Guaiúba.
Os encontros comunitários tem por objetivo apresentar o projeto para a comunidade, corpo docente, estudantes e organizações locais, abrindo o diálogo e participação de todos no processo de construção e conscientização do gerenciamento dos recursos hídricos.
O CEI Maria José Pereira da Silva, na comunidade São Jerônimo e a EMER Maria Cavalcante Leite, no Bom Princípio, foram as duas escolas rurais contempladas para receber a cisterna de 52 mil litros.

Durante a apresentação, a secretária de educação, Silvia Helena Maia de Lima, ressaltou a importância de apoiar projetos que se preocupam com as escolas, proporcionando água de qualidade para os alunos. Ela disse ainda que a prefeitura está disposta a contribuir no que for possível para que outras ações se fortaleçam no município.

A vereadora Luzanira, que faz parte da comissão municipal, lembrou das dificuldades para se ter água boa pra beber e que a cisterna nas escolas vai garantir saúde e bem estar para os estudantes. Ela ressaltou que a comissão municipal vem se empenhando no acompanhamento do projeto e que está disposta a contribuir noutras ações.

A participação das crianças mereceu destaque no encontro. Uma delas, o Armando (7 anos) da EMER Maria Cavalcante Leite, nos deu seu depoimento sobre a importância da água e o que vai mudar na escola a partir da chegada da cisterna na escola.
Realizados os encontros, agora virão as etapas das formações com as merendeiras e com as professoras.
Sigamos…