No último dia 10 de agosto, teve início a capacitação em Reuso das Águas Cinza na comunidade Cabeça da Vaca, em Limoeiro do Norte, com 21 famílias vindas da comunidade Trindade, em Pereiro e da comunidade Fradinho, em Russas, no Ceará.
O intercâmbio tem como objetivo é trocar experiências sobre a tecnologia social em que se reaproveita as águas vindas da torneira da cozinha, do chuveiro e da pia do banheiro, que são armazenadas, tratadas e depois reutilizadas em hortas, canteiros e pequenos plantios.
Durante os dias da capacitação, além da parte teórica, as famílias participam da construção da tecnologia.
Começa com a instalação hidráulica de captação da água já usada, que leva a água para uma caixa desengordurante.
Depois a água vai para uma pequena cisterna com seixos, terra, serragem e adubo.
O tanque recebe irrigação através de canos com pequenos furos, para que se mantenha úmido.
Em seguida, a água segue para uma outra pequena cisterna e finalmente, através de uma bomba elétrica, leva a água para umacaixa d’água.
Daí, ela pode ser utilizada para irrigar as hortaliças, frutíferas, canteiros medicinais por meio de aspersão.
Os resultados são significativos e transformadores para as famílias, pois cria a oportunidade de, além da reutilização da água, reduzir impactos de poluentes na natureza produzir alimentos sem agrotóxicos para o consumo da família e até mesmo a comercialização do excedente.
Outra característica que vale a pena ressaltar é a valorização da agricultura familiar com base agroecológica, proporcionando a troca de saberes entre agricultoras e agricultores de localidades diversas, reconhecendo sua importância.
Sigamos…