Obas realiza capacitação em reuso das águas em Limoeiro do Norte

 

No último dia 10 de agosto, teve início a capacitação em Reuso das Águas Cinza na comunidade Cabeça da Vaca, em Limoeiro do Norte,  com 21 famílias vindas da comunidade Trindade, em  Pereiro e da comunidade Fradinho, em Russas, no Ceará.

O intercâmbio tem como objetivo é trocar experiências sobre a tecnologia social em que se reaproveita as águas vindas da torneira da cozinha, do chuveiro e da pia do banheiro, que são armazenadas, tratadas e depois reutilizadas em hortas, canteiros e pequenos plantios.

Durante os dias da capacitação, além da parte teórica, as famílias participam da construção da tecnologia.

Começa com a instalação hidráulica de captação da água já usada, que leva a água para uma caixa desengordurante.

Depois a água vai para uma pequena cisterna com seixos, terra, serragem  e adubo.

 

 

O tanque recebe irrigação através de canos com pequenos furos, para que se mantenha úmido.

 

 

 

 

Em seguida, a água segue  para uma outra pequena cisterna e finalmente, através de uma bomba elétrica, leva a água para umacaixa d’água.

 

 

 

 

 

Daí, ela pode ser utilizada para irrigar as hortaliças, frutíferas, canteiros medicinais por meio de aspersão.

Os resultados são significativos e transformadores para as famílias, pois cria a oportunidade de, além da reutilização da água, reduzir impactos de poluentes na natureza  produzir alimentos sem agrotóxicos para o consumo da família e até mesmo a comercialização do excedente.

Outra característica que vale a pena ressaltar é a valorização da agricultura familiar com base agroecológica, proporcionando a troca de saberes entre agricultoras e agricultores de localidades diversas, reconhecendo sua importância.

Sigamos…